GM Rafael Leitão em Joinville “Xadrez de Campeão para Iniciantes”

by Murilo
Olá!
Semana que vem, o Grande Mestre Internacional e atual Campeão Brasileiro de Xadrez, Rafael Duailibe Leitão, estará no NexT- Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias (da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, em Joinville) para proferir uma palestra, realizar uma “simultânea de xadrez” (na qual ele enfrentará mais de 20 jogadores ao mesmo tempo) e atuar como instrutor convidado em um minicurso de xadrez.
Abaixo informo detalhes sobre os eventos:
A palestra e o minicurso farão parte da XVI Semana da Computação (mas a verba do investimento é do NexT, via Ministério da Educação, edital ProExt 2013/MEC-SESu). A “simultânea” será conduzida separadamente da Semana da Computação (também com verba do NexT, via Ministério da Educação, edital ProExt 2013/MEC-SESu).
A PALESTRA intitula-se “Utilização dos Computadores no Xadrez Profissional de Alto Rendimento” e apresenta o seguinte resumo:
Rafael Duailibe Leitão, Grande Mestre Internacional e atual Campeão Brasileiro de Xadrez, apresentará e discutirá a evolução, o uso e a importância das Tecnologias Computacionais na aprendizagem, prática, estudo e treinamento dos enxadristas amadores e profissionais. Contará também um pouco sobre sua trajetória profissional no xadrez nacional e internacional, explicando o que é xadrez de alto rendimento e como alguém pode se tornar um profissional no jogo de xadrez.
Data, horário e local da palestra: 25/09/2014 (quinta-feira), às 20h45min, no auditório do Bloco F da UDESC Joinville
ABERTO À COMUNIDADE e com ENTRADA FRANCA. Obs.: o reitor da UDESC, Prof. Antonio Heronaldo de Sousa, já confirmou presença.
Link para o evento da palestra na página do NexT no facebook:
Dados do MINICURSO de xadrez (voltado para acadêmicos e servidores da UDESC):
Título: “Xadrez de Campeão para Iniciantes”
Instrutor convidado: GM Rafael Leitão (atual Campeão Brasileiro de Xadrez);
Instrutores do NexT: Carlos A. Beck de Carvalho, Dan A. Gallego, Douglas M. de Melo, Lucas Pizzi de Jesus.
Ementa: O Jogo de Xadrez como Esporte/Cultura/Arte/Ciência; História e Importância do Jogo de Xadrez; Regras Oficiais; Sistema Oficial de Notação; Tecnologias; Fundamentos de Abertura, Meio-Jogo e Finais de Partida; Mates Básicos; Noções Elementares de Tática e Combinações, Estratégia, Ataque e Defesa; Noções Elementares sobre Estruturas de Peões; Exercícios.
Carga horária: 08 horas
Local: sala F-212
Datas e horários:
Quinta, 25 de Setembro de 2014 09:00
Sexta, 26 de Setembro de 2014 09:00
Sexta, 26 de Setembro de 2014 13:30
Dados da SIMULTÂNEA de Xadrez:
O GM Rafael Leitão enfrentará pelo menos 20 jogadores ao mesmo tempo.
Os jogadores que enfrentarão o GM Rafael Leitão  foram selecionados pelo NexT, com base no interesse em participar, envolvimento com as atividades do NexT, força de jogo, dentre outros critérios.
A simultânea será realizada no atual espaço do NexT, no mezanino do Centro de Convivência da UDESC Joinville, a partir das 16h do dia 26/09/2014 (sexta-feira). Será também um evento aberto à comunidade, de forma que todos poderão assistir (entrada franca).
Em anexo, incluo os folders que fiz para a palestra e para a simultânea e o currículo do GM Rafael Leitão.
Mais detalhes no facebook e no blog do NexT:
Fico à disposição para qualquer esclarecimento que se fizer necessário.
Obrigado!
Abraços,
Prof. Kariston
NexT – Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias
Blog dos Projetos do NexT: http://nextxadrez.blogspot.com.br
E-mail de Contato: nextxadrez@gmail.com
O NexT é um núcleo de estudos e uma comunidade de prática, que tem como missão estudar continuamente o jogo de xadrez em conexão com a pesquisa, desenvolvimento, compartilhamento e disseminação de teorias e tecnologias que colaborem com a sua aprendizagem, treinamento, prática e estudo.
Coordenação Geral: Prof. Kariston Pereira, Dr.
Departamento de Ciência da Computação (DCC)
Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) – Joinville/SC
Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

You may also like

Deixe um comentário